Acadêmicas
Instituições como a universidade que é "sempre atualizada" têm recebido severas críticas minhas. Já cheguei a me referir à essas instituições como "Mcdonaldização do ensino superior", ou "diploma a prestação", "ensino de franquia", etc. Mas, a César o que é de César: neste semestre temos tido trabalhos e provas com amplas possibilidades de desenvolvimento. Senão vejamos:
- As provas a respeito dos livros Dom Casmurro e O Cortiço. São provas voltadas pra quem leu as obras, com uma exigência razoável de articulação. Ponto contra: prova com consulta (inclusive aos colegas), e aceitação de qualquer ctr c + ctr v tosco como resposta.
- O trabalho do conto "Negrinha", de Monteiro Lobato. O conto é fantástico, e as questões pertinentes para uma matéria de Literatura Brasileira de um curso de Letras.
- Os trabalhos de Metodologia são oportunidades fantásticas de desenvolvimento acadêmico. Atualizar o tema "Arca de Noé" com base nas orientações curtriculares para a disciplina "Literatura" no ensino médio é um desafio interessante. Boas possibilidades, se sair como quero, publico a conclusão aqui.
O outro trabalho é o artigo científico, que na verdade seria o pontapé inicial pro nosso TCC. Esse vai ser mais cascudo, mas também levo fé.
- O trabalho dos contos, pra Teoria da Prosa, foi simplesmente uma delícia de fazer. Contos maravilhosos (Missa do Galo e Pai Contra Mãe, do Machado de Assis; Viagem à Petrópolis, de Clarice Lispector; e Peru de Natal, Mário de Andrade), dissecadso sob o ponto de vista do foco narrativo (na tipologia de Norman Friedman), desenho das personagens (redondas ou planas), tempo, espaço e enredo (apresentação, complicação, clímax, desfecho).
- Gulliver's Travels é um clássico da literatura em todos os tempos. A oportunidade de lê-lo, ainda q retold by Oxford Library Editions, sempre agrega valor.
- Não listo os trabalhos restantes pq nem tudo são flores... professor mediador? Televisão? Desvio padrão? I'm not on drugs!
Moral da história: estudos linguísticos, gramáticos, literários e de língua estrangeira. Só não aproveita quem não quer - ou não percebe, o que temo ser o caso.
- As provas a respeito dos livros Dom Casmurro e O Cortiço. São provas voltadas pra quem leu as obras, com uma exigência razoável de articulação. Ponto contra: prova com consulta (inclusive aos colegas), e aceitação de qualquer ctr c + ctr v tosco como resposta.
- O trabalho do conto "Negrinha", de Monteiro Lobato. O conto é fantástico, e as questões pertinentes para uma matéria de Literatura Brasileira de um curso de Letras.
- Os trabalhos de Metodologia são oportunidades fantásticas de desenvolvimento acadêmico. Atualizar o tema "Arca de Noé" com base nas orientações curtriculares para a disciplina "Literatura" no ensino médio é um desafio interessante. Boas possibilidades, se sair como quero, publico a conclusão aqui.
O outro trabalho é o artigo científico, que na verdade seria o pontapé inicial pro nosso TCC. Esse vai ser mais cascudo, mas também levo fé.
- O trabalho dos contos, pra Teoria da Prosa, foi simplesmente uma delícia de fazer. Contos maravilhosos (Missa do Galo e Pai Contra Mãe, do Machado de Assis; Viagem à Petrópolis, de Clarice Lispector; e Peru de Natal, Mário de Andrade), dissecadso sob o ponto de vista do foco narrativo (na tipologia de Norman Friedman), desenho das personagens (redondas ou planas), tempo, espaço e enredo (apresentação, complicação, clímax, desfecho).
- Gulliver's Travels é um clássico da literatura em todos os tempos. A oportunidade de lê-lo, ainda q retold by Oxford Library Editions, sempre agrega valor.
- Não listo os trabalhos restantes pq nem tudo são flores... professor mediador? Televisão? Desvio padrão? I'm not on drugs!
Moral da história: estudos linguísticos, gramáticos, literários e de língua estrangeira. Só não aproveita quem não quer - ou não percebe, o que temo ser o caso.
Marcadores: Clarice Lispector, contos, Gulliver's Travels, letras, Machado de Asis, Mário de Andrade, Monteiro Lobato, Norman Friedman, Unip
3 Comentários:
sabe o que é complicado? nego que trabalha o dia inteiro, levando rabada de chefe, resolvendo pepinésimos, aturando cara amarrada, querendo dormir e tem que ir pra faculdade. com que vontade esse cara vai sugar tudo que lhe é oferecido? e é muito mais fácil no final das contas colocar a culpa na instituição. afinal, nós moramos no país onde a culpa é sempre do outro. sabd but truuuuueeeee....aaah!
Não, Xi. É muito fácil assim. Nos cursos da universidade q é sempre atualizada, tem muito vagal profissional. Diria q a proporção entre estudantes trabalhadores e estudantes nem aí é, no mínimo, 1 pra 1. O buraco é mais embaixo.
Boa tarde,
Por acaso, você teria alguma análise dos contos "Viagem à Petrópolis" e "Missa do galo"?
Agradeço a atenção,
Simone (estudante de letras)
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