Do porquê ser professor [2]
Curso de aprendizagem, alunos entre 16 e 19 anos, meninos e meninas. Dou aula, entre outras coisas, de Telemarketing (!!!). A turma é muito boa e muito criativa. Como prêmio pelo encerramento do semestre, proponho um teatro educativo, sobre o tema: existem 02 tipos de telemarketing, o ativo e o receptivo. Proponho dividir a sala em quatro grupos, com dois demonstrando a maneira correta de se desempenhar os 02 tipos, e os outros 02 grupos demonstram os erros mais comuns. Cada grupo deve explicar, para a platéia, didaticamente, os erros e acertos, relativos a postura, linguagem, relacionamento com o cliente, etc, afinal, a platéia seria composta por alunos e professores das outras turmas do curso de aprendizagem. Três aulas elaborando os textos, ensaiando, incluindo o conteúdo para afinar os sketches (ou esquetes, se você for da turma do Aldo Rebelo).
Sexta feira, 27 de junho, dia da apresentação. Auditório lotado, mais de 100 pessoas. Alunos, professores, coordenação... todos ali assistindo. E os alunos, literalmente, dão um show. Tinha estabelecido 02 critérios principais: que os alunos incluíssem todo o conteúdo desenvolvido até então e que os sketches fossem engraçados - o que foi cumprido com louvor.
Ao final de 01h15 de apresentações e explicações, a líder do último grupo pega o microfone, agradece a todos pelo empenho e pela concentração, e dedica ao professor, pela paciência e confiança. A meninada urra, os professores aplaudem. Demoradamente. Com lágrimas nos olhos, sou chamado a encerrar a apresentação e, assim que faço, novos e intensos aplausos irrompem. Ganho um abraço caloroso de todos os alunos, que saem tremendamente felizes pela experiência. Quietinho, deixo os alunos celebrarem, subo pra sala dos professores, tomo meu café e vou embora, imensamente realizado e curtindo cada segundo da imensa emoção e carinho dividido e proporcionado. Digerindo as possibilidades de sentido da palavra educador, encarando (e aceitando, realizado) a missão.
Sexta feira, 27 de junho, dia da apresentação. Auditório lotado, mais de 100 pessoas. Alunos, professores, coordenação... todos ali assistindo. E os alunos, literalmente, dão um show. Tinha estabelecido 02 critérios principais: que os alunos incluíssem todo o conteúdo desenvolvido até então e que os sketches fossem engraçados - o que foi cumprido com louvor.
Ao final de 01h15 de apresentações e explicações, a líder do último grupo pega o microfone, agradece a todos pelo empenho e pela concentração, e dedica ao professor, pela paciência e confiança. A meninada urra, os professores aplaudem. Demoradamente. Com lágrimas nos olhos, sou chamado a encerrar a apresentação e, assim que faço, novos e intensos aplausos irrompem. Ganho um abraço caloroso de todos os alunos, que saem tremendamente felizes pela experiência. Quietinho, deixo os alunos celebrarem, subo pra sala dos professores, tomo meu café e vou embora, imensamente realizado e curtindo cada segundo da imensa emoção e carinho dividido e proporcionado. Digerindo as possibilidades de sentido da palavra educador, encarando (e aceitando, realizado) a missão.
Marcadores: aprendizagem, educação, letras, profissão professor, teatro, telemarketing
4 Comentários:
Manero. Hj em dia é dificil achar alguem q goste de dar aula, parabens.....
Ah, professor... Sabe a nossa amiga Jornalista com J maiúsculo? Você é o Professor com P maiúsculo. Kisses (manda o Aldo Rebelo acasalar em Garanhuns).
para quem se dedica com amor, o reconhecimento vem a galope.
congratulations, john boy. ;)
Parabéns meu Lindo!
Mais que merecido...vc nasceu pra isso e estou sempre muito orgulhosa de vc.
Te amo
Bjos
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial