segunda-feira, 30 de junho de 2008

Do porquê ser professor

Sala de aula vazia. Apenas o professor, em sua mesa, e o aluno, sentado a sua frente. As notas são por menções (O, de ótimo; B, de bom; I, de insatisfatório), e o mestre dá, individualmente, o que é chamado de "feedback" aos alunos, quando das menções: diz onde ele foi bem e onde ele pode melhorar. Um dos alunos lê muito mal - e, pra piorar, quando fica nervoso, gagueja: troca palavras, come letras, pontua e acentua mal. Porém, longe de fazer disso uma desculpa para seu possível fracasso, o garoto toma as rédeas e segue firme. De tanto o professor orientar sobre a necessidade de boa comunicação para o bom profissional de qualquer área, se matricula num curso de "expressão verbal" e sempre pede orientações ao fim das aulas, sobre como e onde melhorar. Durante as aulas, pede para fazer as leituras em voz alta. Professor pede para que ele fique para receber a menção. Então, segue diálogo.

Professor: Sérgio, rapaz. Estou felicíssimo com sua força de vontade. Parabéns! Como recompensa pelo esforço e como referência aos colegas, sua menção, neste conteúdo, é "O".
Sérgio: Nossa Senhora! Quando o senhor me pediu para ficar, imaginei que era bronca, ou que o senhor ia me dizer pra procurar outro curso. Caramba, "O"??? Muito obrigado, professor!
P: Longe disso! Nâo me agradeça, você ganhou esta menção por mérito seu. Essa força de vontade, essa gana, são características de um grande profissional, com um grande caráter. E como prova de que aprovo e louvo este seu esforço, toma. É um presentinho meu pra você. (saca da mesa, escondido embaixo do diário, o livro "Um Cadáver Ouve Rádio", do brilhante Marcos Rey, Série Vaga-Lume).
S (com os olhos cheios d'água): Caramba, professor, muito obrigado. Nem sei o quê dizer... eu... eu... (começa a chorar copiosamente) Muito obrigado! Hoje mesmo vou ler o livro!
P: Querido, literatura é hábito. Começando, você não pára mais. E se aprimora pra vid...
S: Nossa, tem até dedicatória!!!
P: Tem, tem. Vá em frente, rapaz! Força, persista! Você está no caminho certo.
S (chorando): Obrigado, obrigado! (chora, enxuga o rosto e sai da sala, murmurando "obrigado, professor" a cada passo).

Outro aluno entra para o feedback. Senta, me olha com olhar indagador e dispara:

- Professor, o quê o senhor fez ou disse pro Sérgio que ele saiu com uma cara tão feliz aqui da sala? Ele estava literalmente radiante!

Marcadores: , , , ,

6 Comentários:

Às 30 de junho de 2008 às 13:36 , Blogger Sabrina Rocha disse...

Fique tão emocionada com este post que também estou em lágrimas...

Amo vc e fico feliz em saber que está fazendo o que gosta, que está se realizando. Assim eu também me realizo.

Te amo brilhante professor.

 
Às 30 de junho de 2008 às 13:53 , Blogger Rodrigo Rover disse...

VOCÊ comentando aqui merece até comentário-resposta. Amo-te!

 
Às 2 de julho de 2008 às 05:21 , Anonymous Anônimo disse...

Eaew Rover, beleza? (é estranho te chamar assim, hehe)
não deixei de dar umas passadas aqui no seu blog.
As veses não comento nada pela minha total ignorancia em certos assuntos abordados.
Quando comecei a ler o post já imaginava que era uma experiencia própria, parabéns pela iniciativa de presentear seu aluno, é de professores assim, com essas atitudes, de real paixão pelo que faz, que estão faltando no país.

abraço e boas férias da facu. E se não for mais conosco, dá uns alô lá na van do Nildão, xD

 
Às 4 de julho de 2008 às 11:24 , Blogger Marie Tourvel disse...

Só agora, sentada em minha cadeira reclinável e ouvindo Coltrane no fone de ouvido, achei que era apropriado cometar esse seu post, amigo, querido. Quer me fazer chorar, é? Sempre o considerei meu professor. Agora só o chamarei assim. Que linda vocação. Um grande beijo.

 
Às 4 de julho de 2008 às 17:13 , Blogger thais cavalcanti disse...

chorei DE NOVO lendo isso.
felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido. ;)
hahahahahaha
sempre foste MEU professor, fico feliz de te ver seguindo este caminho maravilhoso por aí.
beijo!

 
Às 4 de julho de 2008 às 17:14 , Blogger thais cavalcanti disse...

acho que seria melhor "conhecimento é um bem que se multiplica ao ser dividido". enfim. fica aí a dica para a nova assinatura do email. hehehe

mais beijo!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Desenvolvimento de sites
Desenvolvimento de sites