quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Urubuservando

Acabo de ver um documentário na TV Câmara sobre as relações da ditadura militar brasileira com igreja, imprensa, políticos em geral, etc. E, no bloco sobre imprensa me aparece o Alberto Dines, do Observatório da Imprensa, reclamando da publicidade oficial. Que ela acaba maculando a liberdade de imprensa, pois subjuga a atuação de um órgão ao interesse dos anunciantes; a própria distribuição dessa verba oficial obedece a interesses políticos. Tudo muito legal mesmo, tudo certo. Só que o documentário f0i gravado em 2000, reta final do governo Fernando Henrique Cardoso - governo o qual Dines foi um crítico feroz. Ferocidade amansada no alvorecer do governo Lula. Você pode pensar que Dines sempre foi um cara da esquerda e que, uma vez eleito um representante esquerdista, a afinidade ideológica iria ser maior. Ou você também pode entrar no site do Observatório hoje, 10 anos depois, reta finalíssima do governo Lula, e dar de cara com ISSO:



FUNDAÇÃO FORD, EMBRAER, ODEBRECHT e BANCO DO BRASIL. Um banco público, uma construtora com relações históricas com o poder, uma empresa de capital misto e uma Fundação de Pesquisa que é acusada pela própria esquerda de financiar projetos intelectuais ou governamentais alinhados com os interesses da Casa Branca e da CIA. Hoje, provavelmente, Dines não pensa dessa forma.

É, as pessoas mudam mesmo. Ou não?

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