quarta-feira, 9 de julho de 2008

Pega um, pega geral

Com o tradicional delay, assisti finalmente ao Tropa de Elite. Bom filme, que pode ser visto da seguinte forma: comparando com o tal "cinema brasileiro", é muito bom mesmo, ótimo. Porém, no geral, não passa de um bom filme, com aqueles defeitos típicos de banânia, embora em quantidade (muito) menor: os personagens caricatos, a história marcadona, etc. Mas uma coisa não pode passar sem ser dita, mesmo depois de tanto tempo depois:

Se você é daqueles que achou o filme fascista ou apologista da violência, só resta uma conclusão: você vestiu a carapuça. Do ongueiro e/ou universitário classe média que usa os "problemas sociais" pra dar à vida medíocre alguma coisa próxima de um sentido. Do usuário de drogas que é contra uma ação mais firme da polícia contra seu lazer, porque aí é sacanagem, né? Da classe média hipócrita, que faz passeata quando acontece algo com um deles e fecha os olhos durante o ano todo, quando "os de lá" sofrem diariamente. Vestiu a carapuça e, pior, viu que ela ficou feia. Muito feia.

Gente hipócrita, cínica e burra. Merecem a cultura e, particularmente, o cinema que têm.

Marcadores: , , ,

7 Comentários:

Às 10 de julho de 2008 às 16:52 , Blogger Marie Tourvel disse...

Que merecem o cinema que tem, não tenho a menor dúvida. Pagar por ele é que eu acho que eu não mereço, nem você. Pior que passeata de classe média cega, é passeata de artchistashshsh pedindo pela paz. Sobem no morro, pegam seu baseado ou seu pó e descem faceiros, todos de branco para as ruas de Ipanema clamando pela paishshshshs. Isso é pior que trash movie. Pior que Plan 9. Aliás, adoro Plan 9. Retire o que eu disse. Beijos, querido.

 
Às 13 de julho de 2008 às 12:58 , Anonymous Anônimo disse...

Olá Rodrigo, mandei um e-mail pra voce no seu gmail, lá tem maiores detalhes prum "projeto" que estou tentando fazer e que voce poderia nos dar um help.
Responde lá quando puder...

abraços

 
Às 16 de julho de 2008 às 12:48 , Blogger Sabrina Rocha disse...

Bem, nem posso falar nada, dormi no comecinho do filme...

Te amo
Bjos

 
Às 19 de julho de 2008 às 09:27 , Blogger thais cavalcanti disse...

pe-de--p-r-a--s-a-i-r! hahaha
adoro.

 
Às 30 de julho de 2008 às 10:02 , Blogger Marco Aurélio Fedeli disse...

Quando assisti o filme, fui remetido para filmes de ação americanos. A sequência de filmes que são produzidos lá, mostrando policiais ou duplas deles, resolvendo a coisa na base do tiro é gigantesca e a grande maioria sucesso de bilheteria: Máquina mortifêra I, II, III, IV; Duro de matar I; II; III; IV;Bad Boys I e II; etc e tal. Sem esquecer as sequências no aos 70 com policiais sozinhos enfrentando o sistema.

Aqui por conta da repressão política da ditadura militar, a polícia sempre foi mostrada como a vilã, o mal por detráz dos problemas, e bandidos retratados com uma certa aura de heroismo como o filme sobre o Lamarca que o compara ao Cristo em seu sofrimento.

"Tropa de Elite", seguiu a linha americana de filmes de ação e por isso fugiu do esquema comum do cinema brasileiro de retratar policiais somente como bandidos.

Curiosamente, não houve ou pelo menos não me lembro de ter havido, a mesma gritaria ideologica contra o filme "Cidade de Deus".

Ambos se baseiam em fatos reais, descritos pelas pessoas que viveram aquelas situações; mas o "cidade de Deus" mostra um bandido herói, uma classe média e alta hipócrita e a polícia tão bandida quanto. "Tropa de elite" mostra as mesmas coisas mas acusa a classe média e alta e mostra policiais empenhados. Vem dai a gritaria em boa parte esquerdista contra o filme.

Não é de estranhar portanto, que não tenha sido escolhido para tentar o oscar e no lugar dele um filme retratando o quê? uma situação vívida na época da repressão sob o ponto de vista de uma criança. Resultado: Tropa de Elite ganhou um prêmio em Berlim e o candidato brasileiro sequer ficou entre os cinco nomeados.

Perdemos talvez a melhor chance desde Central do Brasil.

 
Às 12 de agosto de 2008 às 10:37 , Anonymous Anônimo disse...

Não acho que o filme é fascista, acho que o filme mostra uma policia incompetente e facista. Mas por exemplo, um filme que mostra mafiosos como humanos, não significa que é a favor da máfia.
Mas, Tropa Elite mostra os dois lados, e por isso mesmo é mediano. As coisas não dois lados. Tem mil lados.

 
Às 12 de agosto de 2008 às 10:39 , Anonymous Anônimo disse...

(SE PUDER CORRIGIR) As coisas não TEM dois lados. Tem mil lados.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Desenvolvimento de sites
Desenvolvimento de sites