Economia Subterrânea (ou: "como?")
"Não sou um especialista em Brasil, mas qualquer país cuja economia subterrânea seja significativa precisa repensar a forma como tem conduzido suas políticas públicas. Excesso de regulamentações, altos impostos, burocracia e corrupção estimulam a economia clandestina e, por isso, precisam ser combatidos. Além disso, é preciso prestar mais atenção ao comportamento ético, pois este pode ser o caminho para resolver boa parte dos conflitos e dilemas que alimentam a economia subterrânea."
VITO TANZI, economista italiano, consultor sênior do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento)
Retirado da REVISTA ETCO - Abril 2008, n. 9 - ano 5.
Precisa ter esse currículo para 400 talheres pra chegar nesta conclusão óbvia? Mas há questões, creio, mais importantes: uma delas é COMO transformar este "comportamento ético" em norma aceitável e desejável pelo conjunto de cidadãos - como referência a ser seguida mesmo. A outra, tão importante quanto, é como garantir que os desvios deste comportamento ético sejam detectados e punidos, de acordo com a lei, com os princípios de um Estado Democrático e de Direito (uma definição bem direta aqui; reflexões interessantes sobre o tema aqui e na parte 1 deste trabalho). De todas as respostas que começo a pinçar na cabeça, a frase "maior participação política de todos" é o elemento comum. Como? Mais e melhor educação, o que desemboca em outro problema: Como convencer as pessoas que o estudo e a qualificação são pré requisitos para o debate e, consequentemente, para a solução dos problemas (isso tudo sem cair no idealismo barato)? Como?
Marcadores: economia, liberalismo, reflexões
1 Comentários:
"altos impostos, burocracia e corrupção estimulam a economia clandestina e, por isso, precisam ser combatidos" show de bola!!!!!!!
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial